Oi amigas
Com estes tempos cada vez mais corridos, não sei vocês, mas ando sempre com a impressão que estou atrasada e tentando dar conta de tudo o que tenho para fazer. O dia teria que ter muito mais horas, pois sinto que quando ele acaba não fiz tudo que precisava.
Como este é um problema de todas nós mulheres e também homens, fui buscar algumas dicas para melhorar o meu dia e queria compartilhar com vocês.
Para mim está funcionando, espero que para vocês também.
Vamos a elas:
1. Comece eliminando a bagunça: se você não sabe por onde começar, pegue uma sacola de lixo e ande pela casa recolhendo tudo o que pode ser jogado fora. Faça isso hoje, mais um pouco amanhã, e assim por diante. Se todos os dias você fizer isso, muito em breve sua casa estará mais organizada e será mais fácil dominar a situação.
2. Planejamento, a alma do negócio: sempre que conseguir, faça o planejamento dos seus compromissos e antecipe o que puder. Não deixe as atribuições sempre para última hora.
3. Use e abuse da agenda: em vez de anotar as tarefas em post-its e papeizinhos que ficam espalhados por aí, utilize uma agenda ou caderno. Para facilitar o uso, deixe uma caneta dentro dela para não ter que procurar uma sempre que precisar.
4. Não adie tarefas rápidas: quando uma tarefa puder ser feita em dois minutos ou menos, faça imediatamente. Não vale a pena postergar algo tão simples e que pode ser facilmente eliminado.
5. De três em três: faça uma lista de tudo o que precisa fazer e, diariamente, escolha as três tarefas mais importantes da lista. Quando terminar essas três, escolha mais três e assim por diante, até o final do dia.
6. Aproveite seus horários mais produtivos: descubra quais seus períodos de maior produtividade durante o dia e deixe para esses horários as tarefas mais chatas e complicadas. Naqueles períodos em que você sempre fica com sono ou sente que o tempo não rende, deixe para fazer as atividades de rotina, que já estão no seu piloto automático.
7. Conheça o seu limite: quando puder, em casa e no trabalho, delegue tarefas a outras pessoas. Nada paga pela sua saúde, pelo bom relacionamento familiar e pela sua produtividade na empresa. Procure ter uma relação saudável com seus projetos para que não fique em segundo plano o que for realmente importante na sua vida.
8. Utilize ferramentas de organização: caderninho para anotações, divisores de gaveta, pastas, prateleiras e ganchos de parede são ferramentas ótimas e de baixo custo que auxiliam em um dia a dia mais organizado.
9.Use a tática dos 15 minutos: estabeleça sua rotina em sessões de 15 minutos durante o dia. Faça o que puder em 15 minutos. Quando o timer tocar, pare. Isso é muito importante, porque quando começamos a arrumar não queremos mais parar, mas esse estresse não é necessário. Faça de pouco em pouco. Ler e-mails, arrumar gavetas, ver agenda e programar a rotina da semana são algumas tarefas que podem ser realizadas nesse tempo.
Amigas, eu posso atestar que tornando estes conselhos um hábito, realmente a vida fica mais leve.
Experimentem e me escrevam dizendo se realmente eles não valem a pena.
Beijos
Lu