sábado, 29 de dezembro de 2012

Etiqueta


Oi Amigas,

Tenho recebido vários e-mails com dúvidas sobre etiqueta e comportamento. E como creio que a dúvida de um também pode ser a dúvida de outro, resolvi aproveitar as perguntas sem citar os nomes de quem mandou e fazer um apanhado geral.

Lembrando que sempre que vocês tiverem dúvidas sobre qualquer assunto podem me mandar as perguntas que respondo individualmente, e quando achar interessante, faço um post como este e coloco no blog para ajudar nós todas(os) a sermos mais educados e elegantes.

Bem, então vamos lá!
Vou numerar as perguntas para eu não me perder hehhehe

1- É obrigatório levar presente quando visito alguém pela primeira vez?

Bem amigas, obrigatório não é, mesmo porque hoje em dia a correria é grande, agora, se a pergunta for é educado, gentil, etc. levar um presente? aí eu digo que sim.
Na primeira vez que você está visitando alguém, ela teve o trabalho de preparar a casa para te convidar, te escolheu entre vários amigos, provavelmente teve o cuidado de preparar algum petisco para te servir, então no mínimo leve uma lembrancinha para mostrar o seu agradecimento.

Pode ser uma garrafa de vinho, uma cerveja de marca especial se o dono gostar disso, uma flor para a casa, um aromatizante cheiroso... Lembre-se: o que conta não é o valor do presente e sim o gesto.

2- Quando vou a uma festa preciso ligar no outro dia agradecendo?

Eu diria que em primeiro lugar não vá embora sem se despedir dos donos da festa de forma discreta para não provocar o efeito debandada e não se esqueça de elogiar a festa mesmo que não tenha gostado.

E no dia seguinte ligue sim agradecendo, pois preparar uma festa requer muito trabalho, dinheiro, tempo e o mínimo que a gente pode fazer é ligar agradecendo, não custa nada e a dona da festa ainda vai estar louca para saber se as pessoas gostaram. São essas pequenas gentilezas que tornam uma pessoas educada e gentil.

Não me esqueço do primeiro jantar que fiz recém-casada em minha casa para minha sogra e sogro (já imaginaram o estresse né?) e no dia seguinte recebi uma flor com um bilhete de minha sogra agradecendo e elogiando o jantar. Confesso que nunca esqueci e hoje faço o mesmo.

3- Posso buzinar quando vou buscar alguém em casa?

Não, não, não e não.
A não ser que você seja motoboy e não consiga se livrar do hábito. É a coisa mais chata e deselegante que já vi. As mães deviam ensinar isso a seus filhos... Buzina não é campainha.

Os vizinhos não tem nada a ver com isso e toda hora que toca a buzina fica todo mundo sem saber para que casa é.

Não custa nada dar uma descidinha e apertar a campainha. E por falar em campainha, me perguntaram quantas vezes tocá-la! No máximo 2 vezes e mais do que isso só se a casa estiver pegando fogo e você quiser alertar os moradores.

Na primeira, a pessoa já ouviu e se demorar um pouco dê o benefício da dúvida,  toque novamente e aguarde.

Se ninguém atendeu ou é porque não tem ninguém em casa ou não querem ser incomodados, então respeite e vá embora.

Lembrem-se do post das visitas, se você não avisou antes, não vale reclamar agora!

Bem amigas, por hoje é só para não ficar cansativo e semana que vem volto com mais dúvidas, pois tem um tanto.

O que acharam?

Tem dúvidas? Mande para mim!

Beijos

Lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!